terça-feira, 7 de junho de 2011

Anvisa alerta sobre os riscos no consumo da 'ração humana'
Sozinho, produto não tem os nutrientes de que uma pessoa precisa.
Uso da expressão nos rótulos será proibido.
Do G1, em São Paulo

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou nesta terça-feira (7) uma nota alertando a população sobre os riscos do consumo de um produto conhecido como “ração humana”. Segundo o órgão, o consumidor é levado a acreditar que, alimentando-se apenas dessa ração, estará ingerindo todos os nutrientes de que precisa, o que não é verdade.

O produto é usado por pessoas que procuram perder peso. Geralmente, é composto por uma mistura de cereais, farinhas e outros ingredientes. O consumo de tais substâncias não faz mal, mas não é suficiente para uma alimentação correta. A nota enfatiza que é necessário balancear os alimentos para evitar doenças como a anemia.

Para garantir a quantidade certa de nutrientes no corpo, o texto recomenda ainda que as pessoas procurem orientação profissional antes de mudar os hábitos alimentares.

O uso do nome “ração humana” fica proibido em produtos comercializados no Brasil. A Anvisa afirma que a expressão “não indica a verdadeira natureza e característica desse alimento” e, por isso, confunde o consumidor.

Antes de defender, em rótulos ou na publicidade, que um produto alimentício tem propriedades terapêuticas, o fabricante precisa registrá-lo junto à Anvisa. Testes devem conferir a segurança e a eficácia do produto em relação ao efeito prometido. Quem não cumprir as exigências fica sujeito a multas que podem chegar a R$ 1,5 milhão.

Postado por : Jakeline Lima

5 comentários:

  1. E as pessoas fazem o uso indiscriminado dessas "rações", sem ter noção dos prejuízos que elas causaum! Thainá Ribeiro

    ResponderExcluir
  2. Realmente temos que ter cuidado com esses tipos de alimentos(ração humana) que prometem muito, sem muito esforço, pois não sabemos de fato do que ele é composto. Fica o alerta.
    Ass: Lauane Nascimento

    ResponderExcluir
  3. A ração humana, não é um alimento que contém todos os nutrientes neessários ao corpo humano, ele é apenas um complemento diário, ou seja o individuo deve continuar se alimentando adequadamente e se quiser adquirir mais vitaminas e nutrientes deve-se ingerir a ração humana. Lima
    POr: Jakeline

    ResponderExcluir
  4. Sob meu ponto de vista, esta é uma problemática que deve ser bastante discutida na área da "segurança alimentar", para que haja o planejamento de ações voltadas à conscientização de que "emagrecer" é possível de modo saudável e natural, requisitando tão somente a força de vontade.
    De: Rayana Venâncio

    ResponderExcluir
  5. Emagrecer de forma saudável é a melhor opção. Essa papo de ração humana é furada. Se parar de tomar volta com o peso antigo novamente,prefiro uma dieta balanceada e saudável, e praticar atividade física.

    Por: Vanecia Costa

    ResponderExcluir