quinta-feira, 9 de junho de 2011

Assistência e cuidado do paciente terminal


Fases da morte

Segundo Elizabeth Kubler Ross, cinco são as fases que a maioria das pessoas passa quando sabem que estão morrendo. Elas são:
• Negação é a fase em que a pessoa não acredita que está acontecendo com ela, acha que deve ter ocorrido algum engano, tem o primeiro contato com a realidade. Alguns pacientes continuam nessa fase até a morte iminente e continuam a falar com otimismo sobre planos futuros que realizarão quando melhorarem. Exemplo: “Não, não pode ser verdade”, “Acho que trocaram os exames”.
Atitudes da equipe de enfermagem: Não contradizer o paciente diretamente; conservar um canal de comunicação aberto, não evitá-lo; ouvir com atenção e não levantar falsas esperanças.
• Raiva, nesta fase o paciente pode sentir raiva de Deus, dos médicos, dos enfermeiros, da família ou de si mesmo, com seu destino e por isso muitas vezes ofende quem está em seu redor, ele pode criticar muito a assistência que está recebendo. Exemplo: “Por que isto está acontecendo comigo?”
Atitudes da equipe de enfermagem: Não levar as críticas e agressões do paciente para o pessoal e manter contato com ele, ao invés de ignorá-lo ou evitá-lo.
• Barganha ou negociação, o paciente convence-se que vai morrer, mas tenta negociar mais tempo de vida, geralmente é feita com Deus e em particular. Nesta fase é comum até ouvir o paciente dizer que faria qualquer coisa, arrepender-se dos pecados e dos erros, se pudessem viver um pouco mais ou passar um dia sem dor. Exemplo: “Sim, eu, mas se eu melhorar vou ajudar muitas pessoas.”
Atitudes da equipe de enfermagem: O enfermeiro não deve prometer mais tempo de vida ou dá garantias.
• Depressão, reconhece e aceita a proximidade da morte, o paciente pode estar muito preocupado como a sua família agirá na sua ausência e se torna ansioso em se organizar, nesta fase o cliente não quer falar muito. Exemplo: “Sim, eu.”
Atitudes da equipe de enfermagem: O enfermeiro deve está presente, caso o paciente queira conversar ou chorar.
• Aceitação é a etapa final, o paciente já aceitou que vai logo morrer e que está preparado para isso, está cansado, mas em paz, nesta situação. Exemplo: “Sim, eu, mas tudo bem.”
Atitudes da equipe de enfermagem: O enfermeiro deverá prestar assistência aos membros da família, que deverão permanecer quietos ao lado do paciente até a morte.

Fonte:scielo

Por: Cleuciane Lima

5 comentários:

  1. É realmente muito importante estarmos por dentro das fases da morte pois vamos lidar com ela todos os dias. é a nossa realidade e temos que estar preparados.
    ASS: Lauane Nascimento

    ResponderExcluir
  2. A morte é uma certeza que todos nós temos, porém, nem sempre estamos preparados para se deparar diante desse fato, é por isso que é de grande valor os profissionais de saúde que têm o contato direto com o paciente, conhecerem as fases da morte para melhorar no cuidado do cliente auxiliar e confortar a família e garantir uma morte digna. A equipe de enfermagem deve ter em mente essa visão de que nosso trabalho abrange o cuidado desde a gestação, nascimento, vida, velhice, fase terminal e cuidados pós morte.

    Por: Cleuciane Lima

    ResponderExcluir
  3. Para o profissional de Enfermagem, é de grande importância ter em mente e compreender as fases da morte. Dessa forma, o cuidado será implementado de maneira adequada, compreendendo reações e limitações do paciente. É importante também que seja esclarecido aos familiares tais fases, e dando assistencia a eles também, que muitas vezes, não sabem como lidar com essa situação.

    Por: Cássia Lima

    ResponderExcluir
  4. Muita vezes por despreparo e falta desse conhecimento, o profissonal deixa de assistir de forma adequada não so o paciente mais tambem a familia, mas o mais preocupante e a frieza adquirida com o passar dos anos na profissão em que o enfermeiro no caso, lida constantemente com a morte, deixando assim de trata-la com a devida atenção ao paciente e familiares.

    Por: Rafael Lima

    ResponderExcluir
  5. Mesmo sabendo que um dia iremos ter que passar por essa fase "Morte", o certo é que sempre encontrarmos algo ou algém para culparmos como forma de máscararmos tal momento.

    ResponderExcluir