domingo, 12 de junho de 2011

Cuidados de enfermagem para pacientes com colostomias

Avaliação nutricional completa:
• Orientar o paciente evitar alimentos que causem excesso de odor e gás, tipo repolho, ovos, peixe, feijões e produtos ricos em celulose, como os amendoins.
• O enfermeiro pode identificar quaisquer alimentos ou líquidos que possam estar causando diarréia, como frutas, alimentos ricos em fibras, bebidas com soda, café, chá ou bebidas carbonatadas.
• Deve ser sugerido ingesta líquida mínima de 2 L por dia.


Cuidado com a ferida:
• O estoma deve ser examinado quanto ao edema, coloração, que deve ser róseo ou avermelhado, secreção, que deve ser em pequena quantidade, se ocorrer sangramentos, existe sinal de anormalidade.

Remoção e aplicação do dispositivo de colostomia:
• A enfermeira trata a colostomia e ensina o paciente sobre o seu cuidado até que ele possa assumir seu controle.
• A enfermeira ensina o cuidado cutâneo e como aplicar e remover a bolsa de drenagem.
• Durante o banho deve-se aconselhar o paciente a proteger a pele periostomal lavando em seguida a área com suavidade, empregando um tecido úmido e macio e um sabão neutro. Depois da limpeza, o paciente seca a pele por completo aplicando pequenos golpes com uma compressa de gaze, tomando o cuidado de não esfregar a região.

Irrigação da colostomia:
• Ensinar o paciente a realizar a irrigação da colostomia, para que o cólon seja esvaziado de gás, muco e fezes, de modo que os pacientes possam realizar as atividades sociais e de negócios sem medo da drenagem fecal.

Apoiando uma imagem corporal positiva:
• Incentivar a verbalização das sensações e preocupações a respeito da imagem corporal alterada e a discutir a cirurgia e o estoma.
• O enfermeiro ajuda o paciente a superar a aversão ao estoma ou medo da autolesão realizando o cuidado e o ensino de maneira franca e aceitável e incentivando o paciente a conversar sobre os seus sentimentos relativos ao estoma.

Sexualidade:
• Incentivar o paciente a discutir os sentimentos sobre a sexualidade e a função sexual. O enfermeiro avalia as necessidades do paciente e as tentativas para identificar as preocupações específicas.

Ensinando o auto cuidado:
• Realizar a educação do paciente e o planejamento da alta, os pacientes recebem informações específicas, individualizadas para suas necessidades, sobre o cuidado da ostomia e sinais de sintomas de complicações potenciais.


Fonte:BRUNNER, L.S.; SUDDARTH, D.S. Tratado De Enfermagem Médico-Cirúrugica. 11 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009. V2.

Por: Cleuciane Lima

2 comentários:

  1. Os cuidados de enfermagem para os pacientes com colostomia é de muita importância, pois muitos desses pacientes vão passar a vida inteira portando uma bolsa de colostomia, esse fato faz com que muitos tenham distúrbios na percepção da imagem corporal, baixo auto-estima, vergonha e constrangimento. Então, o enfermeiro ajuda na aceitação e adaptação do cliente ao estoma e ensinar os autocuidados e garantir sua independência.
    Por: Cleuciane Lima

    ResponderExcluir