sábado, 25 de junho de 2011

Ressaca: truques para suavizar os sintomas

A literatura diz que o nome formal adotado nos Estados Unidos para uma ressaca é veisalgia, que tem origem na palavra norueguesa para “mal-estar depois da orgia” (kveis) e na palavra grega para “dor” (algia), um nome apropriado considerando-se os sintomas desconfortáveis experimentados pelas pessoas que bebem.
Oliveira (2008) entende que a ressaca é uma síndrome, um conjunto de sintomas, que indica que houve uma intoxicação causada pela ingestão excessiva de álcool. As características mais comuns são: tremores, enjôos, dor de cabeça, fadiga combinadas com a redução na concentração e velocidade de pensamento e raciocínio. Esses sintomas são decorrentes de uma série de alterações no corpo, especialmente no fígado, cérebro, coração, rins e sistema nervoso.

Um dos primeiros meios de fugir da ressaca é não beber. Entretanto, como praticamente ninguém segue esta recomendação, aqui vão algumas dicas comu-mente utilizadas para fugir ou mesmo amenizar a ressaca.
Um Engov antes, outro depois; muita água de coco e isotônico; uma colher de azeite de oliva antes da balada; suco de tomate; chá de boldo será que realmente funcionam na cura da ressaca?
De acordo com alguns autores, a exemplo da Bibliomed, para entender a ressaca, é necessário com-preender a interação do álcool com o organismo. Existem diferenças entre as pessoas, ou seja, quanto de bebida alcoólica cada pessoa pode suportar é uma questão individual do organismo de cada um. Depende também da quantidade de bebida alcoólica que foi ingerida. A seguir alguns dos truques que podem ser usados para tratar a malfadada ressaca:
BEBER MUITA ÁGUA AJUDA - O álcool é um diurético e tende a aumentar a quantidade de urina produzida no organismo, levando a uma maior eliminação de água pelo corpo. Portanto, dependendo da quantidade ingerida, pode “secar” o organismo. Recomenda-se, assim, beber bastante água na manhã seguinte após ingerir bebida alcoólica, o que ajuda a compensar a desidratação.

Além disso, durante o processo de destilação, são adicionados vá-rios componentes às bebidas alcoólicas, e estes contribuem para as costumeiras dores de estômago que acontecem na ressaca. Beber muita água, então tem um segundo efeito, além de reidratar o seu organismo: a água dilui estes componentes da bebida alcoólica no seu estômago e trato intestinal, melhorando os sintomas de mal-estar abdominal.
TORRADA QUEIMADA NA MANHÃ SEGUINTE - Uma das maneiras de tratar a intoxicação pelo álcool em um Pronto- Socorro é a ingestão de compostos de carvão pela mesma razão. A torrada queimada é uma versão muito mais leve do mesmo remédio. O carbono na parte queimada da torrada filtra as impurezas (compostos) presentes na bebida alcoólica.
DUAS ASPIRINAS À NOITE E DUAS NA MANHÃ SEGUINTE - Este é um remédio muito bom para a dor de cabeça que é freqüente nas ressacas. O maior problema, entretanto, é que em algumas pessoas pode agravar uma gastrite já existente, ou ter ainda outros efeitos colaterais mais sérios, como san-gramento gástrico. Mas em pessoas que não bebem regularmente ou que não apresentam quadro de gastrite este truque irá funcionar bem para tratar a dor de cabeça.
REBATER A BEBIDA NA MANHÃ SEGUINTE - Pessoas acostumadas a beber já conhecem este truque há anos e anos – no dia seguinte, pela manhã, tomar uma pequena dose de bebida, e elevar o nível de álcool no sangue. Biologicamente, este truque o fará sentir-se bem por um pequeno período. Entretanto, ele não pode ser recomendado, pois este nível de álcool sanguíneo mais elevado terá que ser diminuído eventualmente, em algum momento. Além disso, é um hábito que pode muito facilmente conduzir ao alcoolismo.
ALIMENTAR-SE NA MANHÃ SEGUINTE - Para diminuir o estrago causado pelo Carnaval nada melhor do que se alimentar bem, beber muita água e ter o descanso merecido. Em se tratando de comer bem, é hora de ter uma alimentação rica em nutrientes capazes de repor as perdas, equilibrar o organismo e beber muita água, para hidratar e eliminar as toxinas do organismo.
Logo após as festas, é indicado o consumo de uma sopinha, frutas. Enfim, alimentos leves que possam nutrir e que não sobrecarreguem o organismo. E, no dia seguinte, abuse de um prato colorido e completo, que contenha: um cereal, uma carne, um tipo de verdura e um de legume.

"fonte: Profa. Dr. Terezinha de Freitas Ferreira (coluna, a Gazeta)
 POR: Pablo Marques"

2 comentários:

  1. É importante lembrar de que não existe nenhuma “fórmula mágica” capaz de evitar completamente a ressaca. Contudo, dizem os especialistas, se você beber muito, possivelmente irá pagar por isso no dia seguinte.

    por: Pablo

    ResponderExcluir
  2. Então o melhor é beber com moderação.Nada pior de um dia de ressaca!
    Mas se passar da medida sigas as orientações a cima indicadas.



    Jucilene

    ResponderExcluir