segunda-feira, 6 de junho de 2011

Soluço contínuo pode ser sintoma de doença neurológica ou gástrica
Pediatra e consultora Ana Escobar respondeu a perguntas da internet.
Reação entre idosos, fumantes e crianças pode ser mais perigosa.

Do G1, em São Paulo


Para tirar mais dúvidas sobre soluço, o G1 recebeu a pediatra e consultora do Bem Estar Ana Escobar nesta quinta-feira (2). A médica disse que bebês ainda dentro da barriga da mãe podem soluçar, em decorrência da contração do diafragma.

Apertar o pulso não tem nenhum efeito contra o soluço, segundo a especialista. Já a acupuntura pode ajudar a resolver o problema quando ele for sintoma de uma doença – não a reação comum e esporádica que a maioria das pessoas tem.

Ficar descalço aumenta o frio e pode causar soluço, principalmente em crianças. E, quando soluçamos demais, o ar entra com muita força dentro dos pulmões e os alvéolos se estufam, o que pode provocar dor muscular na barriga e também de cabeça.

Soluço em idosos pode ser perigoso porque os alvéolos estão mais fragilizados, sobretudo nos fumantes. Crianças pequenas também devem tomar cuidado.

Reações contínuas, que duram até 24 horas e não param com nada, podem ser sintoma de doenças neurológicas ou gástricas, como gastrite. Nesse caso, o ácido do estômago pode piorar o soluço e também o refluxo.

Dormir de lado não acaba com essa situação, se acordo com a dra. Ana. O mais indicado é fazer uma respiração ritmada. Já engolir saliva não é o mais recomendado para pôr fim ao soluço porque o líquido precisa ser em maior quantidade. Por isso, o ideal é beber água em vários e pequenos goles.

Postado por Hanna Paula.
Fonte:
http://g1.globo.com/bemestar

4 comentários:

  1. Soluço parece ser uma coisinha tão simples e ao mesmo tempo podendo agravar-se a uma patologia grave. Por isso como enfermeiros devemos estar sempre atentos para o histórico do paciente.! Parabéns Hanna pela informação. Por Taimara

    ResponderExcluir
  2. Agora que sabemos que o soluço pode não ser apenas contração do diafragma, temos que ficar atentos a todo comportamento anormal ou soluços pesistentes, pois pode desenvolver ou ser sinal de algo mais grave.
    Ass: Lauane Nascimento

    ResponderExcluir
  3. Soluços
    Acho que deveria ser mais divulgado a respeito,nas unidades de saúde, pois diversas pessoas já tiveram esse tipo de problema e não sabem as verdadeiras causas.



    Jucilene

    ResponderExcluir