segunda-feira, 23 de maio de 2011

Carnes vermelhas e processadas aumentam o risco de CÂNCER de intestino, segundo pesquisadores

LONDRES - O Fundo Mundial de Pesquisa do Câncer (WCRF, na sigla em inglês) divulgou um alerta nesta segunda-feira para que as pessoas limitem o consumo de carnes bovina, suína e de cordeiro, além de evitar carnes processadas como presuntos e salames.
Isto porque estas carnes aumentariam o risco de câncer de intestino, segundo reportagem do jornal "The Guardian".
Pesquisadores do Imperial College London, coordenados por Teresa Norat, estudaram 263 pesquisas anteriores sobre dieta, peso e atividades físicas relacionadas ao câncer de intestino e um painel independente de especialistas revisou as conclusões. "Para carnes vermelhas e processadas, descobertas de dez novos estudos foram acrescentados aos 14 analisados no relatório de 2007. Há sérias evidências de que estas carnes aumentam a incidência de câncer no intestino," diz o relatório. "A recomendação é para que as pessoas limitem o consumo a 500g (peso da carne cozida) de carne vermelha por semana - o equivalente a cinco ou seis porções médias de rosbife, carne de porco ou cordeiro - e evitem carnes processadas". Já leite, alho e suplementos alimentares à base de cálcio provavelmente reduziriam os riscos de câncer, segundo os especialistas.
O relatório de 850 páginas é "o mais impositivo relatório já feito sobre os riscos de câncer no intestino", segundo os especialistas. O professor Alan Jackson, da Southampton University e membro do WCRF, escreveu que "a mensagem clara do relatório é que as carnes vermelhas e processadas aumentam os riscos de câncer de intestino e que as pessoas que querem reduzir esta possibilidade devem considerar diminuir o consumo".
 
Postado por Pablo Marques
Fonte: O globo.
 

3 comentários:

  1. o Acre é confirmado como o maior consumidor de carne do Brasil, conforme pesquisa realizada pelo IBGE.
    De acordo com o instituto, o consumo médio per capita no Estado é de 42 Kg. De acordo com as recomendações da WCRF, o acre está 61,53% acima dos padrões recomendados pelos pesquisadores.

    Por Pablo Marques

    ResponderExcluir
  2. A pesquisa realizada é muito interessante, porém o objetivo de alertar, educar ou informar, alcançando uma resposta positiva é um trabalho difícil, pois com as informações postadas anteriormente, percebe-se que a carne vermelha pode ser considerada indispensável na alimentação. A população brasileira por exemplo, com o estilo de vida agitado da cidade, deixam de preparar uma alimentação balanceada e saudável, se entregando aos alimentos preparadas na rua, alimentos em conservas e carnes processadas, devido a maior praticidade e economia de tempo. Além de realizar suas refeições diariamente em churrascarias, também não dispensam aquele churrasco do fim de semana com os amigos, aumentando o consumo de carne e a probabilidade de ter um câncer de intestino, segundo as pesquisas.

    Comentado por Cleuciane

    ResponderExcluir
  3. É um assunto bem contraditório, pois ao mesmo tempo que se torna indispenável como uma boa fonte de proteínas, a carne vermelha também traz reconhecíveis riscos para nossa saúde. Devemos ter em mente o equilíbrio nas refeições, assim, evitando excessos e/ou deficiência de qualquer alimento. Mas o churrasquinho é tentador mesmo cleuciane! =D Ass.: Hanna Paula

    ResponderExcluir