domingo, 12 de junho de 2011

Cuidados Da Enfermagem Com Pacientes Com Câncer De Mama

O câncer de mama é o crescimento e desordenado de células que tem a capacidade de se espalhar por todo o corpo, pode ser chamado também de neoplasia ou tumor maligno. Ele afeta cerca de 50 mil mulheres por ano no Brasil, e pode afetar os homens também só que em pequenos números. Assim com o presente estudo busca-se mostrar quais os sinais da doença, as formas de se prevenir e os cuidados da enfermagem com um paciente deste caso.

O câncer normalmente não dói, a mulher notará em seus seios alguma anomalia como um nódulo ou um caroço, seus seios podem ficar assimétricos, ou ainda correr um liquido sanguinolento saído de seus mamilos, e em casos mais avançados, pode aparecer ulceras na pele com um odor desagradável, e isto a levará a buscar um medico. Ele irá fazer um exame de toque e poderá pedir uma mamografia para confirmar se é ou não um câncer. (ZELMANOWICZ, 2001).

A busca tardia pelo tratamento é o principal vilão. O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura do problema. A falta de orientação e o desconhecimento atrapalham muitos o diagnóstico precoce. Como foi dito o câncer afeta mais o sexo feminino e não se sabe ainda o fator causador, estudos mostram que são mais freqüentes em mulheres que não tem filhos ou que tenham uma gravidez tardia (depois dos 30), e que a mulher que teve a primeira menstruação precoce ou menopausa tardia e com histórico familiar de primeiro e segundo grau (mãe, irmã). A melhor forma de se prevenir é fazer sempre o auto exame e visitar o ginecologista regularmente. (SAUDE BRASIL, s/d ).

A enfermagem trata deste caso com muito cuidado, porque isto afeta muito o individuo portador, pois abala seu equilíbrio e afetam seu relacionamento. É muito importante a relação doente/enfermeiro, já que a enfermagem não vê mais um órgão doente e sim um paciente abalado emocionalmente, desencadeando emoções que fragilizam, causam dor, angustia e medo, e para o cliente a confirmação de que se tem um câncer é sempre associada à morte. (REGIS; SIMOES, 2005).

Este estudo foi elaborado para esclarecer algumas duvidas aos leitores, e a importância de saber como identificar um caso de câncer, e o quão necessário o apoio da enfermagem ao individuo.

Fonte: http://www.artigonal.com/noticias-e-sociedade-artigos/cuidados-da-enfermagem-com-pacientes-com-cancer-de-mama-1678292.html


Por Kamila Craveiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário