sábado, 18 de junho de 2011

ESCOVA PROGRESSIVA E OS RISCOS DO FORMOL

Formol é cancerígeno, segundo a Organização Mundial de Saúde!
Escova Progressiva é um método de alisamento capilar, atual modismo, como foram a Escova Francesa, o Alisamento Japonês, a Escova Definitiva e etc. Os métodos mudam de nome, mas significam a mesma coisa: alisamento de cabelo. Os métodos não são registrados na Anvisa.
Os produtos alisantes, utilizados nestes métodos, devem ser registrados e existem diversas marcas e tipos no mercado brasileiro que atendem a esta exigência. Quando o produto não é registrado, sua composição não foi avaliada e pode conter substâncias proibidas ou de uso restrito, em condições e concentrações inadequadas ou não permitidas, acarretando riscos à saúde da população.
O uso de formol em alisantes capilares é proibido pela Anvisa, por ser prejudicial à saúde. O produto pode causar alergias, irritação aos olhos, vermelhidão, lacrimação e dermatites.
A Anvisa tem recebido inúmeras denúncias de casos ocorridos pelo uso indevido de alisantes, que causam sérios danos à saúde, como queimaduras no couro cabeludo, queda parcial ou total dos cabelos, lesões na córnea, problemas no trato respiratório e até morte por choque anafilático.
Salões de beleza e cabeleireiros inescrupulosos estão utilizando produtos irregulares, adulterados, acrescentando formol aos produtos prontos para o uso. Esta “manipulação” é inadequada e irregular.
O consumidor, usuário dos serviços desses estabelecimentos, deve ficar atento e procurar somente aqueles profissionais de sua confiança. Deve pedir todas as informações sobre o produto utilizado em seus cabelos. Lembre-se de que os alisantes têm algum cheiro, mas, o cheiro do formol é diferente por ser muito mais forte.
Os riscos do formol
- Contato com a pele: tóxico. Causa irritação à pele, com vermelhidão, dor e queimaduras.
- Contato com os olhos: causa irritação, vermelhidão, dor, lacrimação e visão embaçada. Altas concentrações causam danos irreversíveis.
- Inalação: pode causar câncer no aparelho respiratório. Pode causar dor de garganta, irritação do nariz, tosse, diminuição da freqüência respiratória, irritação e sensibilização do trato respiratório. Pode ainda causar graves ferimentos nas vias respiratórias, levando ao edema pulmonar e pneumonia. Fatal em altas concentrações.
- Exposição crônica: a freqüente ou prolongada exposição pode causar hipersensibilidade, levando às dermatites. O contato repetido ou prolongado pode causar reação alérgica, debilitação da visão e aumento do fígado. 

Fonte: Agência Nacional de Vigilância Sanitária (www.anvisa.gov.br).

Por: Rayana Venâncio 

4 comentários:

  1. Nossa, são tantos os riscos.... mais como é que nós mulheres dos cabelos xexeu vamos viver sem a escova progressiva.......... Que bom que os bioquimicos e farmaceuticos ja estão fabricando produtos sem formol, que bom!:)

    Por: Vanecia Costa

    ResponderExcluir
  2. Kkkkk...só vc mesmo neh,"tiiaa Vanessaaa" !!! Mas é sério,hein meninas! Se optarem por fazer escova progressiva,se informem sobre os produtos a serem utilizados...eliminem sempre o uso do formol! " Mais vale um cabelo + ou - do que nenhum,uma vez que o formol pode causar a perda total capilar. :(
    De: Rayana Venâncio

    ResponderExcluir
  3. E meninas fica bonita e sempre bom, mas temos que ta atentas aos riscos que corremos... E melhor pensarmos no futuro do que no presente, pois poderemos ficar com marcas indesejadas da progressiva com Formol ;) Ahhh e sempre bom escolhermos um bom profissional e de confiança!

    De: Meiriely Vieira

    ResponderExcluir
  4. Verdade, é muito elevado o numero de garotas que utilizam-se desse método, para se sentirem mais bonitas e levantar alto estima, o que acontece é que muitas não tem a noção de quanto poderá lhes custar tal prática,as vezez nem o "Profissional" sabe de certos dos riscos. Portanto, fiquem atentas antes de aderir a esse método.

    ResponderExcluir