segunda-feira, 13 de junho de 2011

Roer unhas é prejudicial à saúde

   Conhecido como onicofagia - hábito de roer unhas. A necessidade de roer e até comer as unhas freqüentemente está ligada a um estado psico-emocional de ansiedade. É considerado um ato compulsivo porque é um movimento repetitivo e irracional que a pessoa faz para minimizar estados de ansiedade. De maneira geral, a onicofagia não é um hábito preocupante e, se não estimulado, tende a desaparecer espontaneamente. Por outro lado, se estiver associado a outros problemas, o quadro é mais complexo e requer ajuda especializada visto que a maioria das pessoas roem suas unhas nos momentos de tensão.

   Roer unhas não é nada higiênico, a pessoa que roe unhas pode desencadear diversos problemas de saúde como: germes: porque podem ser inseridos no seu organismo através da sua boca. Além disso, um roedor de unhas compulsivo, costuma roer também a pele e a cutícula em volta dos dedos, gerando ferimentos. Esses ferimentos estão suscetíveis a infecções e também podem ser uma porta de entrada de germes, micróbios e vírus no organismo. Cáries: porque desgaste do esmalte dentário causado pelo hábito de roer unhas compromete a estrutura dental. Diminui a resistência dos dentes além de provocar prejuízos estéticos. 

   O simples roer unhas não irá causar problemas estomacais, entretanto, pode acontecer de pedaços da unha serem engolidos pelo indivíduo gerando uma série de complicações no estômago e intestino. 

   Um roedor de unhas compulsivo pode ter o uso das mãos restringido por causa dos estragos ocasionados às unhas e pontas dos dedos. Algumas pessoas sentem dificuldade de digitar, escrever, tocar instrumentos de corda, fazer alguns trabalhos manuais como desatar nós ou costurar.

   Além da estética unhas bem feitas são sinônimo de higiene, saúde e de, especialmente no caso das mulheres, beleza. Mãos com unhas ruídas deixam uma má impressão e sugerem desleixo e nervosismo.

Nesse caso o conselho é: não roa unhas, roer unhas é prejudicial a saúde.

Fonte: ABC SAÚDE, www.brasilescola.com
Postado por: Vanecia Costa







5 comentários:

  1. Gente roer unhas é anti-higiênico, é muito feio, trazem grandes problemas de saúde. As unhas são um grande veiculo de contaminação. Para os fanáticos por roer unhas leiam essa postagem.

    Por: Vanecia Costa

    ResponderExcluir
  2. E principalmente para os profissionais da saude que costumam roer também a pele e a cutícula em volta dos dedos, gerando ferimentos. .."Esses ferimentos estão suscetíveis a infecções e também podem ser uma porta de entrada de germes, micróbios e vírus no organismo".. ja que no ambiente de trabalho o profissional fica esposto a esses germes, bacterias e virus.
    por: Rafael Lima

    ResponderExcluir
  3. Roer unha alem de falta de higiene é feio!!

    De: Meiriely Vieira

    ResponderExcluir
  4. ÉEEEEEEEEEE!
    E mesmo sabendo de tudo isso,não consigo para, preciso de um tratamento. KKKK

    jUCILENE

    ResponderExcluir
  5. Relmente roer as unhas, é bastante prejudicial a saúde, pois como sabemos é através das mãos que ocorrem as transmissões de microorganismos e infecções, portanto o jeito é parar de roer as unhas para o bem da saúde do individuo.!
    por: Jakeline Lima

    ResponderExcluir