sábado, 18 de junho de 2011

OTITE


OTITE EXTERNA
            A otite externa é uma infecção na pele do canal do ouvido causada por vários tipos de germes ou fungos. Para facilitar a compreensão dessa infecção e a sua localização, vamos lembrar que o ouvido é dividido em três partes: externo, médio e interno. O ouvido externo é formado pela orelha e canal auditivo. Na extremidade desse canal está a membrana timpânica. Atrás da membrana está o ouvido médio; a terceira parte é o ouvido interno ou labirinto.
            O ouvido é dividido em três partes: externo, médio e interno. O ouvido externo é formado pelo pavilhão auricular e canal auditivo. Na extremidade do canal está a membrana timpânica (tímpano).
Como se adquire?
            A maceração da pele pela água, o trauma causado pelo ato de introduzir cotonetes ou outros objetos no ouvido e a umidade, favorecem o crescimento de germes e fungos.


O que se sente?
            A infecção aguda é caracterizada por uma severa e profunda dor de ouvido. A dor usualmente vem precedida ou acompanhada de coceira. Quando a infecção se torna crônica, ocorrem episódios agudos recorrentes, coceira irritante e descamações da pele do canal.
Como o médico faz o diagnóstico?
            O diagnóstico é feito através da história do paciente e do exame otológico (do ouvido). Na infecção aguda o conduto auditivo externo apresenta intensa sensibilidade dolorosa à manipulação. A pele se apresenta vermelha e edemaciada. Raramente a otite externa aguda vem acompanhada de secreção ou perda auditiva.
Como se trata?
            O tratamento é feito com analgésicos, calor local, instilação de gotas e limpeza do canal. Às vezes torna-se necessário prescrever antibióticos.
Como se previne?
            O uso de uma solução ácida no ouvido pode ajudar na prevenção da otite do nadador, como por exemplo, uma solução de ácido acético (vinagre) diluído com metade de álcool. Cotonetes não devem ser usados para secar ou limpar o ouvido, pois tendem a remover a cera que ajuda na prevenção das infecções e podem lesar ou causar irritação na pele do canal. O uso de protetores para evitar a entrada de água no ouvido, macios como os de silicone são recomendados para prevenir as otites.
Por: Lílian das Graças

Um comentário:

  1. Ah! Então tem a ver com a famosa e irritante " dor de ouvido"! Deixou claro que a boa higiene também envolve o modo adequado de utilização de contonetes para a prevenção.
    De: Rayana Venâncio

    ResponderExcluir