domingo, 12 de junho de 2011

Depressão pode aumentar risco de osteoporose



Segundo um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Israel , quadros de depressão favorecem o desenvolvimento de doenças como a osteoporose. Para os estudiosos, a explicação para tal associação é a diminuição da emissão de estímulos nervosos nestes pacientes, que acabam ficando com menos pique e sobrecarregam os ossos na tentativa de manter a frequência de atividades físicas que tinham antes.

Os estudiosos explicam que essa sobrecarga provoca a diminuição da densidade óssea dos pacientes, favorecendo o aparecimento de fraturas. Quanto mais tempo a pessoa força os ósseos, mais chances de desenvolver a osteoporose.

Foram testadas mais de 2400 pessoas depressivas que foram submetidas à exercícios físicos por seis meses. Após o teste, os cientistas observaram a perda da densidade óssea em até 80% dos participantes, quando comparados com pacientes que sofriam de depressão.

Outras pesquisas haviam sido feitas nesta direção, mas nenhuma tinha comprovado a real ligação entre as duas doenças. Os cientistas acreditam que estes resultados são muito importantes para tratar a osteoporose em idosos, pois, muitos não apresentam propensão a doença, mas desenvolvem o quadro devido a depressão desencadeada pelas perdas trazidas pela idade.


Por: Karolynne Peluti :)

Fonte: http://www.grupofarma.com.br/grupofarma/noticias.asp?i=&codnot=899&pagina=20

3 comentários:

  1. Olha só como a depressão não é coisa pequena, tem muita gente ai tratando essa doença como se fosse besteira e deixando de dar atenção às pessoas depressivas que estão ao seu redor, além da grande dor provocada na alma e outras consequências, ainda osteoporose. Esse estudo pode ajudar na pesquisa de osteoporose em idosos, pois realmente são muitos os idosos que passam por uma grande tristeza muitas vezes pela perca de um ente querido, a necessidade de depender de terceiros para realizar atividades básicas, como banho, comer, se levantar e outros, ausência dos amigos,solidão e o desejo de ter a família toda reunida. Enfim, a incapacitação causada pela idade, esses fatores podem levar a depressão, e o pior eles podem sofrer calados e sozinhos,chorando pelos cantos sem aparente razão e não compartilham nada com ninguém, e agora com esse estudo como já não bastasse essas consequências, a depressão ainda pode ser fator de risco para a osteoporose em idosos,que se trata de outra doença incapacitante.
    Por: Cleuciane Lima

    ResponderExcluir
  2. Diante de uma publicação dessas podemos perceber que a depressão é uma doença séria, e que a maioria das pessoas não considera a depressão uma doença. A depressão é uma doença da alma, que afetma milhares de pessoas, nos Estados Unidos milhões de pessoas se suicidam em decorrência da falta de apoio psicológico, emocional e espiritual. Acredito que aqui no Brasil a população principalmente de idosos deveriam receber um apoio especializado de uma equipe que pudesse acolhe-lo com carinho e amor. E também as famílias deveriam dar mais amor e atenção ao idosos, pois um dia se Deus nos premitir também chegaremos a essa fase da vida. Então que possamos dar mais amor ao nosso próximo em busca de um futuro melhor e com menos doenças.
    Por: Jakeline Lima

    ResponderExcluir
  3. A depressão hoje é considerada o mal do século, mas mesmo ganhando uma grande proporção atingindo inúmeras pessoas, ainda assim é uma doença que não é levada à sério. A depressão além de ser um fato de risco para o desenvolvimento da osteoporose, é também um fator que pode levar à problemas cardíacos.
    Hoje estão sendo feitos estudos,e segundo Jesse Stewart, pessoas depressivas possuem um estreitamento maior das artérias e a disfunção do sistema nervoso pode levar ao entupimento de artérias, além de que a depressão altera funcionalmente as glândulas bem como alteração na coagulação sanguínea.

    Por: Karolynne Peluti

    ResponderExcluir